Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Dicas » Ataque cardíaco silencioso: saiba como identificar e proteja a sua família

Ataque cardíaco silencioso: saiba como identificar e proteja a sua família

Publicidade Publicidade

Essa é uma dica preciosa, pois saber como identificar um ataque cardíaco silencioso pode ser crucial! Mais perigoso justamente por não dar nenhum sinal, o ataque cardíaco silencioso pode ser mais comum do que você imagina. Aprenda hoje quais podem ser alguns sinais que indicam a ocorrência de um desses episódios. Mas atenção! Esses sinais também podem ser decorrentes de outras condições médicas, podendo estar associados a uma série de causas. Sempre que necessário, busque auxílio médico.

Publicidade Publicidade

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Publicidade Publicidade

Cansaço excessivo

O sentimento de cansaço generalizado sem motivo aparente, mesmo depois de ter dormido por períodos de tempo adequado, pode ser um indicativo de um ataque cardíaco silencioso. Como o coração precisa trabalhar mais fortemente para suprir a falta de circulação do sangue adequada, o cansaço pode ser explicado dessa forma.

Publicidade

Falta de ar ou dificuldade para respirar

Assim como o cansaço excessivo pode ser um reflexo de um coração que trabalha exaustivamente, a falta de ar repentina e a dificuldade para respirar em momentos de repouso ou de pouco esforço físico pode ser um sinal de um ataque cardíaco silencioso. Como o coração não recebe oxigênio suficiente, o pulmão sofre a carga e a falta de ar é explicada.

Náusea e enjoo estomacal

Especialmente em mulheres, é possível que um ataque cardíaco silencioso dê sinais da sua presença por meio de náuseas e desconforto no estômago. Ainda assim, somente esse sintoma não deve levar a conclusões precipitadas, sendo importante buscar perceber a presença de outros sintomas bem como o atendimento médico.

Dor no braço, costas, pescoço ou mandíbula

Um clássico sinal de um enfarto, conhecido praticamente por todos, é a dor intensa no peito. Porém, em algumas pessoas, essa dor pode ser manifestada em outros locais, como braço, costas, pescoço e mandíbula. Uma dor repentina nesses locais deve ser um sinal de alerta, pois um ataque cardíaco silencioso pode estar acontecendo.

Suor frio e sensação de tontura

Essa sensação de fraqueza e tontura pode ser um sinal de que o coração não está bem, passando por um ataque cardíaco silencioso. Ainda assim, como esse tipo de sintoma é comum em diversos outros males, é preciso avaliar com cuidado a situação e verificar a presença de outros sinais que podem indicar um perigo maior.

Insônia ou ansiedade

A insônia e a ansiedade costumam ser recorrentes em pessoas que experimentaram um caso de ataque cardíaco silencioso. A questão é que elas também estão associadas a diversas outras doenças, requerendo atenção especial. Normalmente entendidas como sinal de estresse físico e emocional decorrentes desse evento, é necessário buscar atenção médica especial se for algo recorrente.

Essas informações têm cunho instrucional e não devem ser recebidas como orientação equivalente a diagnóstico médico. Em qualquer caso, um profissional de saúde qualificado deve ser consultado. Toda responsabilidade por consultar o profissional de saúde adequado em função de sintomas aqui descritos é da parte do leitor. Buscamos informações relevantes e confiáveis para informar, mas qualquer ação ou resultado decorrente de ações tomadas pelo leitor é de sua total responsabilidade.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade